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O que o programa O Líder em Mim® tem de diferente?

O Líder em Mim é um programa mundialmente reconhecido, com resultados comprovados, que trabalha sobre paradigmas mentais e com a vivência dos 7 hábitos.

A mudança comportamental do programa envolve todo o ambiente escolar: equipe, professores, alunos e, inclusive os pais!

Educação Infantil

Os materiais apresentam os fundamentos da liderança e desenvolvem os sete hábitos das pessoas altamente eficazes, de maneira lúdica e com linguagem adequada a cada faixa etária, respeitando as fases do desenvolvimento infantil. Assim, a criança ingressa no Ensino Fundamental pronta para aprofundar os conhecimentos e as práticas de liderança.

Ensino Fundamental

Os materiais apresentam os Hábitos, Paradigmas e Princípios, com linguagem adequada a cada faixa etária. No Fundamental I, cada ano possui um tema específico, abordando o desenvolvimento socioemocional das crianças e as responsabilidades deste momento de vida. Já no Fundamental II, as lições ajudam os alunos a refletir sobre suas vidas, temas e desafios do início da adolescência e fazer boas escolhas em uma fase repleta de conflitos.

A Árvore dos 7 Hábitos

Como Funciona?

O programa trabalha com a vivência dos 7 hábitos e a quebra de paradigmas ...

.. cujos resultados se relacionam diretamente com os 5 domínios das competências socioemocionais: Consciência, estabilidade emocional, abertura a novas experiências, amabilidade e extroversão.

O Líder em Mim enxerga capacidades em todas as crianças ...

... e vê em cada uma delas um líder em potencial, em vez de enquadrar os alunos da escola utilizando uma comparação padronizada na qual poucas crianças são consideradas brilhantes, outras poucas estão no extremo oposto, e a maioria é mediana.

Os 7 Hábitos criam uma linguagem comum.

Quando os envolvidos – professores, demais funcionários, alunos e pais – começam a usar uma mesma linguagem, ocorre uma melhoria na comunicação. Por exemplo, faz uma enorme diferença quando todos entendem o que significa “fazer primeiro o mais importante”, ou “procurar primeiro compreender”, ou “ser proativo.” Escolas que adotam o modelo de liderança “O Líder em Mim” frequentemente descobrem que os alunos passam a usar essa linguagem não só em sala de aula, mas também entre eles e com seus pais: “Preciso fazer primeiro o mais importante: minha lição de casa, antes de brincar”; “Devo pensar ganha-ganha”; ou “Pai, você está sendo reativo?

Diferenciais do Programa

Programa mundialmente reconhecido e com resultados comprovados.

Baseado nos 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey.

Trabalha sobre paradigmas mentais e com a vivência dos 7 hábitos.

Inicia o trabalho da mudança comportamental nos professores.

Promove a estruturação do currículo socioemocional da escola.

Envolve toda a equipe escolar, incluindo os pais.

O material trabalha de forma lúdica com os fundamentos e o aprendizado dos 7 Hábitos.

Possibilita Certificação Internacional.

Promover a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes para que desenvolvam as competências socioemocionais necessárias aos desafios deste século e tornem-se protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade.

É esta a missão do programa O Líder em Mim, que vem promovendo mudanças impactantes em mais de 3.500 escolas em mais de 50 países ao redor do planeta.

O programa foi desenvolvido nos EUA, baseado em estudos de doutorado de Stephen R. Covey, autor do consagrado livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, e adaptado à realidade brasileira para escolas do nível básico, atendendo a crianças de 4 e 5 anos do Ensino Infantil e do 1o ao 9o ano do Ensino Fundamental.

Por meio da vivência dos 7 hábitos e com a quebra de paradigmas, o Líder em Mim vem ajudando alunos e educadores a enxergarem as situações de uma forma diferente (VER), mudando comportamentos (FAZER) e, assim, alcançando resultados novos e consistentes (OBTER).

Fundamentado em teorias do desenvolvimento humano, O Líder em Mim promove a estruturação do currículo socioemocional, possibilitando o desenvolvimento das competências do século 21, necessárias para tornar os alunos mais independentes e confiantes, para que sejam felizes na escola e na vida, e para que sejam agentes transformadores de uma sociedade melhor.

 

O material trabalha de forma lúdica com os fundamentos e o aprendizado dos 7 Hábitos.
O que diferencia o material de 4 para 5 anos é a linguagem adequada a cada idade e as atividades que consideram a fase de desenvolvimento de cada criança.
Todo o conteúdo é apresentado com uma divertida aventura de descobertas e aprendizados, trazidos pela Turminha das 7 Árvores: Urso Gugu, Coelho Saltador, Gambá Lili, Esquilo Samuca, Esquila Sofia, Porco Espinho Espeto e Aline Roedora.

Cada ano possui um tema específico, sempre abordando o lado emocional das crianças e as responsabilidades deste momento de vida.

As lições ajudam os alunos a refletir sobre suas vidas, a pensar de forma racional sobre temas e desafios próprios desta faixa etária, repleta de conflitos.

Descobrindo O Líder em Mim

Dentre muitos desejos relevantes, queremos que as crianças sejam preparadas para contribuírem de maneira eficaz com a construção de uma sociedade mais bem estruturada, feliz e equilibrada! E sejam reconhecidas por essa contribuição! Por isso, fazemos a você este convite: conheça nossa nova coleção!

Com a aprendizagem socioemocional é possível ajudar os alunos a conhecerem o que gostam de estudar, como aprendem de maneira mais eficaz, o que os faz desistir, em que costumam errar, quais são as emoções que os dominam quando fracassam ou são provocados. 

E em particular, estimulá-los a descobrir quais são seus sonhos e de que forma persistir em alcançá-los.

Estudantes com competências socioemocionail

Aprendizagem Socioemocional

São alunos mais responsáveis, focados e organizados

Aprendem em um ano letivo 1/3 a mais de matemática que os colegas*

Tem maior pontuação em testes padronizados**

Atingem notas superiores***

“Uma criança preparada para o futuro é um agente da transformação para uma sociedade melhor.”

Atualmente muito requeridas pelo mercado e pela sociedade, as competências socioemocionais são um conjunto de habilidades não-cognitivas que impactam em nosso comportamento, atitudes, modos de pensar, e são também influenciadas pela nossa personalidade.

A aprendizagem socioemocional é o processo de aquisição de habilidades sociais e emocionais e é tão importante quanto aprender a ler ou a calcular, além disso, contribui nas funções cognitivas de interpretação, reflexão, raciocínio e resolução de problemas, colaborando tanto para o sucesso acadêmico quanto para o sucesso na vida pessoal e profissional.

Os aspectos socioemocionais são importantes por capacitarem as pessoas a buscarem o que desejam, tomarem decisões, estabelecerem objetivos e persistirem para o alcance das metas, mesmo em situações adversas, de modo a serem protagonistas do seu próprio desenvolvimento.

Baseadas nas cinco dimensões da personalidade humana – Abertura ao novo, Consciência, Extroversão, Amabilidade e Estabilidade emocional -, e em princípios, influem diretamente na proatividade, no desenvolvimento da empatia, no equilíbrio das emoções, na capacidade de cooperar, fazer e manter relações saudáveis, ter criatividade, desenvolver o pensamento crítico, tomar decisões com responsabilidade e promover a liderança. As competências socioemocionais são habilidades que você pode aprender, praticar e ensinar.

Na sala de aula, o desenvolvimento das competências socioemocionais promove o aumento do rendimento escolar e a diminuição de problemas de comportamento. Além disso, alunos que participam de programas de educação socioemocional tem mais chances de concluir a educação básica e superior, fazer mais amigos, e ter melhores oportunidades de emprego e relações mais saudáveis com as pessoas que os cercam. Tudo isso junto ajuda a construir uma vida melhor!

O Líder em Mim é um processo de transformação comportamental, que trabalha com resultados mensuráveis em três vertentes: Habilidades de Liderança, Cultura da Escola e Resultados Acadêmicos.

Com a Pesquisa de Impactos do O Líder em Mim, desenvolvida pela Franklin Covey e a Universidade de Michigan, nos EUA, sua escola pode mensurar as mudanças percebidas por pais, alunos e toda a equipe escolar em cada um dos 3 aspectos.

O que o seu filho irá ganhar com o Lider em Mim

RESULTADOS

Liderança

“Liderança não é algo para poucos, mas para todos. Cada um pode ser líder de sua própria vida, de sua história”. Esse é um conceito trabalhado com todos da escola, de forma integrada com o dia-a-dia. Os alunos passam a usar seus talentos para melhorar a escola e o relacionamento com colegas e familiares.

Cultura

Ambiente Escolar se torna propício para o desenvolvimento de habilidades de liderança e o engajamento dos estudantes, propiciando a satisfação da equipe.

Acadêmico

Os alunos passam a ser agentes ativos em seu aprendizado. Eles estabelecem metas e frequentemente compartilham seu progresso com colegas, professores e pais.

O que o seu filho irá ganhar com o Lider em Mim

RESULTADOS

Melhora

  • Nos alunos, a autoconfiança, trabalho em equipe, iniciativa, criatividade, liderança, capacidade de solucionar problemas, comunicação, consciência da diversidade entre as pessoas e desempenho acadêmico
  • A cultura organizacional da escola
  • A imagem da escola como um todo

Aumenta

  • A motivação e o engajamento dos professores
  • A satisfação de pais e professores

Reduz

  • A incidência de indisciplina, bullying, reclamações e conflitos

Se ensinarmos os estudantes de hoje como ensinávamos os de ontem, nós roubaremos deles o amanhã

John Dewey

O Líder em Mim recebeu o endosso do CASEL

Endosso do CASEL

O Líder em Mim recebeu o endosso do CASEL, atendendo aos mais altos padrões de qualidade, baseados em evidências para programas da SEL (Aprendizagem Socioemocional). A análise do Líder em Mim foi a que atingiu os critérios de avaliação de forma mais completa entre os programas já endossados pelo CASEL, o que faz com o que o Líder em Mim seja considerado um dos melhores programas de formação socioemocional do mundo!

Mas, o que é o CASEL?

O CASEL é uma organização internacional, sediada em Chicago nos EUA, que significa Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning. É uma das principais autoridades no avanço da Aprendizagem Socioemocional (SEL) em educação, fundada em 1994. Collaborative Academic Social Emotional Learning

E o que o CASEL considera como Aprendizagem Socioemocional (SEL)?

A aprendizagem socioemocional (SEL) é o processo através do qual crianças e adultos adquirem e aplicam eficazmente os conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias para compreender e gerir emoções, estabelecer e alcançar objetivos positivos, sentir e demonstrar empatia pelos outros, estabelecer e manter relacionamentos e tomar decisões responsáveis.

O Framework para Aprendizado Socioemocional Sistêmico utilizado pelo CASEL identifica cinco competências essenciais que educam os corações, inspiram as mentes e ajudam as pessoas a navegar no mundo de forma mais eficaz:

Autogerenciamento (Self-management): A capacidade de regular com sucesso as emoções, os pensamentos e os comportamentos de uma pessoa em diferentes situações.

Autoconsciência (Self-awareness): A capacidade de reconhecer com precisão as próprias emoções e pensamentos e como estes influenciam o comportamento.

Consciência social (Social awareness): A capacidade de ter a perspectiva e empatia com os outros, incluindo aqueles de diversas origens e culturas.

Habilidades de relacionamento (Relationship skills): A capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e gratificantes com diversos indivíduos e grupos.

Tomada de decisão responsável (Responsible decision-making): A capacidade de fazer escolhas construtivas sobre comportamento pessoal e interações sociais com base em padrões éticos, preocupações com segurança e normas sociais.

O que significa receber um endosso do CASEL?

O endosso pelo CASEL é muito cobiçado pelos programas de formação socioemocional no mundo, porque receber esse endosso significa fazer parte de um grupo seleto que promove a formação socioemocional e que passou por um rigoroso processo de acompanhamento que valida a qualidade e que tem evidências concretas da sua eficácia.

Quais são os critérios para receber um endosso do CASEL?

Para receber um endosso do CASEL, são avaliados uma série de critérios de forma detalhada:

      a. Sequência série a série
      b. Média de lições / material utilizado
      c. Abordagem em sala de aula para o ensino das habilidades socioemocionais
      d. Oportunidades de praticar e desenvolver as habilidades socioemocionais
      e. Contexto amplo dentro da sala, dentro da escola e com as famílias e a comunidade
      f. Ferramentas de implantação e acompanhamento
      g. Ferramentas de mensuração do comportamento do estudante

Como foram as avaliações do Líder em Mim?

As avaliações do Líder em Mim foram feitas por meio da análise do material, dos treinamentos oferecidos, do trabalho de acompanhamento (assessoria) e por meio de pesquisa científica – evidências de dois estudos de pesquisas da Universidade de Michigan, que apoiam a eficácia do currículo do programa para alunos do ensino fundamental. Este estudo específico incluiu estudantes de 154 escolas participantes na Flórida.

Comparando com todos os programas que já conseguiram receber um endosso do CASEL podemos afirmar que somos o mais completo de todos. Para mais informações: https://casel.org/guide/leader-in-me/